quinta-feira, março 24, 2011

Lady Macbeth do Distrito de Mtzensk, a força da literatura (I)

Principiei a leitura de Lady Macbeth do Distrito de Mtzensk no dia de ontem. Ando sem muito tempo para ler. A rotina me asfixia. Tento arranjar janelas a fim de ventilar a minha alma, refrescar minhas ideias , manter-me informado. Por isso, no trajeto de casa para o trabalho, eu geralmente leio. Não reclamo se há engafamento no trânsito. Até agradeço, pois, se ocorrem, passo a dispor de mais tempo para ler. Foi nesse intervalo que pricipiei a leitura do livro de Nikolai Leskov. Escrevo essas palavras para assinalar a nota de uma impressão que Lady Macbeth me causou. Nas primeiras trintas páginas que li, o livro publicado pela extraodinária Editora 34, deixou-me asfixiado, quase sem ar. Em capítulos rápidos, curtos e lancinantes, Leskov condensa habilidade, realismo nu e instintos irrefreáveis. Em 30 páginas, Catierina Lvovna Izmáilova, matou o sogro, Borís Timofiêitch, arranjou um amante e está prestes a assassinar o marido Zinóvi Boríssitch. Há uma fluência elétrica no texto de Leskov. Deve ser por causa desse estilo que Dmitri Shostakovich interessou-se pela trama e compôs uma ópera homônima. Mas, contudo, seguirei a leitura com ar boquiaberto; aturdido com a tão grande genialidade e desenvoltura do escritor russo.


Nenhum comentário: