terça-feira, novembro 20, 2012

Graciliano Ramos como leitor - seus livros favoritos

Todo grande leitor já fez uma lista com os seus livros preferidos uma vez ou outra. A lista vai se modificando com o decorrer do tempo. À medida que amadurece, que sofistica a qualidade das leituras, uma nova lapidada acontece. Ainda não me sinto suficientemente maduro para fazer uma lista com os dez ou os vinte livros mais importantes que eu tenha lido. Talvez se eu o fizesse, o resultado seria pífio. Colocar-me-ia numa posição delicada. Arranjaria complicações. Ainda me sinto uma pataca de leitor. Excessivamente magro e mofino em minhas intenções. Talvez, aos quarenta anos eu tenha condições de fazê-lo.

Agora, imagine aquele sujeito que você admira fazendo uma lista de livros. Os grandes escritores já fizeram a sua lista. Sempre tive curiosidade, por exemplo, para saber o que Graciliano Ramos lia. Graça cuja literatura é uma obra de arte esculpida a facão, cujas letras eram costuradas à máquina, cujos nós eram dados com habilidade de escoteiro, também tinha das suas. Até onde sabia, Graça era um leitor contumaz de Eça de Queirós. Segundo a biografia que ando lendo, escrita por Dênis Moraes, Graça leu Os Maias aproximadamente de cinquenta vezes. Também sabia que ele havia visitado Zola, Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Balzac e os mestres russos - Tolstói, Dostoievsky, Tchekov, Gógol...

Todavia, hoje, encontrei no livro de Dênis duas listas de preferências do Mestre Graça - uma nacional e outra inetrnacional. Não deixei de me impressionar. A lista foi realizada atendendo à solicitação da Revista Acadêmica ainda na década de 40. Alguns dos títulos me causaram curiosidade como Inocência, de Taunay, posicionar-se na primeira colocação. Não sei se se trata de uma blague graciliânica típica. Mas sei que Graciliano leu como ninguém a literatura nacional. 


Segue a lista com autores nacionais e internacionais:

Autores nacionais:
1 - Inocência, de Taunay;
2 - Casa de Pensão, de Aluísio Azevedo;
3 - Dom Casmurro, de Machado de Assis;
4 - Jubiabá - de Jorge Amado;
5 - Os corumbas, de Amando Fontes;
6 - Doidinho, José Lins do Rego;
7 - As três marias, de Rachel de Queiroz;
8 - Amanhecer, de Lúcia Miguel Pereira;
9 - O amanuense Belmiro, de Cyro dos Anjos;
10 - Os caminhos da vida, de Octávio de Faria.

Autores internacionais:
1 - Dom Quixote, de Miguel de Cervantes;
2 - Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift;
3 - Gargantua, de François Rabelais;
4 - As ilusões perdidas, de Honoré de Balzac;
5 - Ana Karenina, de Leon Tolstoi;
6 - Cândido, de Voltaire;
7 - Crime e castigo, de Dostoiévsky;
8 - Pickwick, de Charles Dickens;
9 - Os sete enforcados, de Leonid Andreiev;
10 - Os maias, de Eça de Queirós.

Importante: os livros não aparecem numerados conforme organizei. Apenas peguei a ordem com que aparece no livro de Dênis de Moraes.

Nenhum comentário: