 |
| Marc-Andre Hamelin em concerto com a Osesp |
A palavra "concerto" tem a sua origem na palavra "concertare", cujo significado é "competir", "combater", dando a entender que a ideia de concerto existe em torno de uma disputa. A origem remonta o século XVII. O "Concerto grosso" ("concerto grande"), surgido nesse período, com um pequeno grupo de solistas, buscava contrapor esse mesmo grupo à orquestra. Houve uma evolução desse formato para - apenas - um solista, fosse ele violinista, violista ou pianista. No Barroco, nomes como Vivaldi e Corelli são fundamentais para essa evolução. No Classicismo, esse formato tornou-se cada vez mais popular e acabou sendo usado por vários compositores - entre eles, Haydn e Mozart.
As características do "concerto" clássico procuravam reproduzir a forma-sonata. Ou seja, um primeiro movimento rápido; um segundo lento; e um terceiro rápido. O solista é seguido por uma orquestra completa, uma orquestra de cordas ou um conjunto de câmara. A partir da ascensão de um solista, passou a existir a necessidade do virtuosismo. No Romantismo, essa expressão recai sobre a capacidade quase trascendente daquele que interpreta. O instrumento - o piano, o violino etc - dá ao solista gestos quase heroicos no momento em que fica sozinho, mergulhado em funda introspecção.
Tudo o que estou a falar aqui é simplório e sintético. A história do concerto possui muito mais elementos do que esses que estou a refletir de maneira rápida. O meu objetivo com essa postagem é revelar quais são os meus concertos para piano favoritos. Acabei por selecionar vinte. Fazer essa seleção não foi fácil, pois há compositores com mais de um concerto. Por exemplo, Mozart escreveu 27; Prokofiev, 5; e, Beethoven, 5. Outra: não escolhi mais de um obra por compositor.
Seguem as obras:
(1) Beethoven- Concerto No. 4;
(2) Brahms - Concerto No. 2;
(3) Liszt - Concerto No. 1;
(4) Tchaikovsky - Concerto No. 1;
(5) Mozart - Concerto No. 26;
(6) Ravel - Concerto para piano, M. 83;
(7) Grieg - Concerto para piano, Op. 16;
(8) Shostakovich - Concerto No. 2;
(9) Schumann - Concerto para piano, Op. 54
(10) Schoenberg - Concerto para piano, Op. 42
(11) Camille Saint-Saëns - Concerto No. 2;
(12) Dvorak - Concerto para piano, Op. 33;
(13) Villa-Lobos - Concerto No. 1;
(14) Samuel Barber - Concerto para piano, Op. 38
(15) Chopin - Concerto No. 2;
(16) Prokofiev - Concerto No. 1;
(17) Bartok - Concerto No. 1;
(18) Rachmaninov - Concerto No. 3;
(19) Paderewski - Concerto para piano, Op. 17
(20) Glazunov - Concerto No. 2.
P.S1: A lista encontra-se no Spotify.
P.S2. A lista acima não segue uma hierarquia. Simplesmente, fui elecando à medida que lembrava.