domingo, março 23, 2014

Uma triste notícia!

Comentários feitos a um acontecimento triste que se deu este final de semana:

(1) Que coisa terrível é perceber brasileiros apoiando esse tipo de iniciativa. Surgem, imediatamente, dois pensamentos: (1) de medo por perceber que vivemos um período extremamente perigoso de volta ao fascismo; (2) de embasbacamento por perceber o nível de ignorância que acomete o nosso país. Somente defende a volta da Ditadura, quem não viveu lá e não sabe o que é viver em um regime totalitário, em que se tem as liberdades e a capacidade de reflexão aviltadas. É triste testemunhar essas manifestações caricatas como as que se deram este final de semana em todo o Brasil.

(2) O "fascismo à brasileira", dessa onda neoconservadora, é resultado do patriarcalismo meritocrático português, semeado em nosso psiquismo pela história. Temos uma forte tendência psicológica a "demonizar" tudo aquilo que seja de "esquerda" pelo fato de termos sido condicionados a achar que o opressor é "bonzinho". Tivemos os governadores gerais, os senhores de engenho, os barões, os coronéis, os generais, ou seja, a nossa história sempre foi marcada pelo mando e pela violência. Não me espanta que esses movimentos tentem resgatar esse fantasma. Faz parte do nosso psiquismo subserviente. A força do opressor é forte dentro de nós, os oprimidos. O Brasil nunca teve movimentos de rupturas. As chamadas insurreições ou revoltas foram duramente massacradas e marginalizadas pelo Estado - vide Canudos, por exemplo; e a noção eclipsada que os brasileiros possuem dos movimentos sociais - Marcha dos Sem Terra é outro exemplo - é sempre negativa. É claro que os herdeiros desse patriarcalismo castrante e criminoso se utilizam disso para inventar factoides. Apenas uma pergunta: quando nos livraremos dessa desgraça, desse ovo de serpente que nos envenena?

Notícia AQUI

Um comentário:

Ramiro Conceição disse...

Caro Carlinus, quanto ao tema em questão estou tranquilo… Aqui, na Grande Vitória, tentou-se o tal evento… Resultado: 20 gatos pingados!… O que me preocupa na realidade é outra coisa, ou seja: a canalha que existe no Brasil e que é a favor da macabra dita marcha, mas não se declara… Sim, é nessa turba silenciosa onde mora o perigo.

Justamente para essa classe média rançosa (conservadora, hidrófoba, assassina em potencial…) é que se está a montar, por exemplo, o ridículo espetáculo sobre Pasadina.

Eis o cerne da questão: a decisão de compra da referida usina deu-se POR UNANIMIDADE VIA UM ÓRGÃO COLEGIADO DA PETROBRAS. Ou seja, toda a fumaça oposicionista visa apenas Dilma que, como se sabe, vencerá as eleições de 2014… A não ser pela impugnação de sua candidatura por prevaricação, que será o objetivo da oposição até outubro de 14.

O fato IMPORTANTÍSSIMO, mas que a grande mídia canalha tenta esconder do povão, é que todas as investigações em andamento estão sob os cuidados de órgãos federais subordinados à PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Engraçado, não?

Portanto, só resta uma conclusão: para os verdadeiros meliantes do Brasil, sem dúvida, não há limite… E aí mora o perigo à continuidade da democracia brasileira.