sábado, dezembro 14, 2019

Ó Captain! My Captain!" Walt Whitman


A profissão docente não é fácil. É repleta de dissabores. Olhando-a apenas no plano físico, da materialidade, há apenas cansaço. Suor. Falas gritadas em muitos momentos. Indignação. Surtos de poder. Mas, existe uma potência invisível que constrói sentidos; que cativa corações e alimenta olhares silenciosos. Onde menos se percebe, há uma árvore frondosa a frutificar; a produzir beleza; a encher os olhos daqueles que observam.

Deve ser, por isso, que Cristo disse que o semeador saiu a semear. Sim. A função do professor é semear os grãos pequenos, mas insistentes do saber. Eles caem nos solos mais distintos, produzindo matas densas de caráter; de gratidão; de aprendizado; da seiva de que a vida se alimenta.

Escrevo essas palavras chochas, pois recebi uma mensagem esta manhã de uma aluna para quem dei aula em 2013 - a Luíza, criatura meiga e observadora. Fiquei imensamente feliz por saber que ela está bem e começará uma outra jornada! Tornou-se mais latente em mim a noção de que nós professores somos semeadores.


As palavras dela: "Oi, professor! Tudo bem?
Não sei se lembra de mim, tive um ano de aula com você no santa rosa, em 2013 e sou irmã mais nova da Maíra Kirovsky

Ontem tive minha colação de grau e finalmente terminei o ensino médio.

Ao pensar em meus professores e em como tenho enorme carinho por todos, lembrei de você

Embora nosso tempo tenha sido curto, nunca o esqueci e sempre lembro dele com saudades

Posso dizer que você é um dos melhores professores que já tive em todo o meu período escolar

Ir para a escola nunca foi uma tarefa fácil para mim e o ano em que fui sua aluna foi especialmente difícil

Aulas como a sua me ajudavam a conseguir levantar da cama e ir pra escola

Aulas como a sua me inspiraram a ser melhor

E me inspiram até hoje

Quero que saiba da importância que tem em minha vida (e na de muitas outras pessoas, com certeza)

E quero agradecer por tudo

Obrigado por ter me inspirado a ler, obrigado pelas aulas, obrigado por ter me ajudado a formar o ser humano que sou hoje!

Sempre lembrarei de você com ternura e admiração"

Um grande abraço, Luíza!

Nenhum comentário: