domingo, março 09, 2008

Ecos interiores I

Uma voz estranha segreda sentenças e impropérios.
Irritado pelas inconveniências do momento.
Estou estranho.
Tudo agora se tornou difuso.
Esperança e desespero se encontram nesse
Princípio de noite.
Preocupado.
Fatos densos se anunciam.
A minha finura moral não suportará a sua investida.
Cansei dos números.
Todos eles me agridem.
São grandes demais para mim.
Riem de mim.
São inamistosos e poderosos.
Nem mesmo a voz do meu bem-querer
Tem significância para mim esta noite.
Já não tenho certezas.
Meu saber é vulgar, mesquinho e pedante.
Não sei de nada e isso me aturde.
Não tenho convicções sobre nada.
Apenas a minha situação desgraçada.
Em minha mente se anunciam faces, fisionomias
Volúveis, que se desgarram como muita facilidade.
Pareço ter uma televisão que apresenta inúmeros programas.
Nenhum deles parece me agradar, por isso passam.
Um ódio da humanidade.
Desse instinto cruel instilado pelo capitalismo em se
Querer ser grande.
Morremos e nunca chegamos a um conhecimento maior
Do que aquele anunciado pelos outros.
Dizem: “Vocês devem ser assim!”
Pronto. Fazemos disso a nossa meta.
Pedaços de lembranças.
Fragmentos distantes.
A ameaça que me consome.
Desejo esquecer de tudo isso.
Mas uma força negativa me abraça.
A sensação de desvalor que parece ser maior
Que o desejo de ser grande.
As palavras nem mesmo apresentam coerência –
O resultado de uma confusão interior que parece
Me dominar.
Uma desconfiança de que não triunfarei.
Isso sim é absoluto.

Por Carlos Antônio Maximino de Albuquerque

Nenhum comentário: