quinta-feira, julho 04, 2013

Nota de uma leitura não iniciada - "O amante", de Marguerite Duras

No início do mês junho, ainda sob o paroxismo das atividades profissionais, fui à biblioteca pública de Ceilândia, que ainda insisto em permanecer como membro, e peguei dois livros: O amante, de Marguerite Duras e Sidarta, de Hermann Hesse - (curioso é que tenho esses dois livros em minha biblioteca. Peguei as obras - como sempre faço -, pois isso me força a ler; cria um imperativo). Infelizmente não pude ler os dois livros durante todo o mês. Muitas obrigações. Eu a me arrastar em leituras menores. O cansaço a me vergar os olhos. O sono a me espreitar quando chegava depois de um dia de labuta. E as exigências atrabiliárias do trabalho a criar obstáculos. Agora, nestes 20 dias de recesso de que disponho, resolvi lê os dois livros. Amanhã, eu e a minha esposa viajaremos para Florianópolis e de lá iremos para Blumenau-SC. Pretendo encetar toda a leitura do livro de Duras nas duas horas de viagem de avião. Afinal, trata-se de uma obra concisa. São apenas 127 páginas na edição que está comigo. Andei lendo algumas coisas sobre o livro. É um romance autobiográfico dessa escritora francesa nascida no Vietnã, quando este país ainda era colônia do país europeu. Abaixo, um vídeo bem interessante com uma apresentação convincente sobre o livro em português lusitano.

Nenhum comentário: