sábado, dezembro 01, 2012

Uma parábola de Kierkegaard - Os gansos

Após ter encontrado a imagem acima, lembrei de uma parabóla contada pelo filósofo dinamarquês Sören Kierkegaard. Li essa história em um livro religioso cujo título não me é lembrado. Todavia, ela se inscreveu dentro de mim e se tornou uma lição que sempre dimensiono às mais variadas situações. Serve para grupos religiosos, partidos políticos, agremiações estudantis e aos mais variados ajuntamentos que vivem do discurso sem tornar o verbalizado numa práxis. Ou àquelas pessoas que não se decidem por nada. A história dizia mais ou menos assim. Contá-la-ei de cabeça:

Havia em um quintal enlameado da Dinamarca um grupo de gansos. Todos os domingos esses gansos se reuniam em um determinado lugar do quintal. Um ganso aparentemente mais sábio e com fumos de orador, subia na cerca e iniciava a sua prédica à plateia atenta.

- Irmãos, camaradas, nós somos gansos. Somos seres privilegiados. Não fomos feitos para vivermos aqui nesse quintal sujo e imundo - e todos assentiam com gestos de aprovação. 

- Somos grandiosos! Não somos galináceos. Temos uma linhagem. 

No instante em que falava, um grupo de gansos voava com uma formação em "V", migrando para o sul em busca de ares mais quentes. O ganso no auge do entusiasmo olhava para o céu, estufava o peito emplumado e dizia:

- É para lá que precisamos ir. Nosso lugar é o céu, irmãos.

E sua prédica terminava naquele ponto. Descia da cerca. Baixava a cabeça. A plateia era desfeita e cada um dos gansos voltava para o seu canto. Cada um daqueles gansos durante a semana se ocupava com a sua rotina - ciscar o chão, procurar insetos, tomar banho nos charcos. Mas, aos finais de semana, as falas do orador apaixonado se repetiam sem produzir efeitos.

4 comentários:

charlles campos disse...

Ótimo!

Carlinus disse...

Também gosto bastante dessa parábola do crítico angustiado Sören Kierkegaard.

Unknown disse...

Assim como você li o livro não lembro o nome porém me chamou atenção essa parabola.
Procurando por ela agora me deparo com sua postagem na integra
Obrigada.

Unknown disse...

Assim como você li o livro não lembro o nome porém me chamou atenção essa parabola.
Procurando por ela agora me deparo com sua postagem na integra
Obrigada.